sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ferro

Ferro é um elemento químico essencial para a maioria dos seres vivos. Ele participa da composição da hemoglobina do sangue, que é responsável pelo transporte de gases da respiração celular, além de ser importante no processo da respiração celular em si. Para isso, ele deve ser ingerido através da alimentação. As melhores fontes de ferro são as carnes vermelhas, principalmente o fígado e outras vísceras como rim e coração. Carne de aves e peixes são outras boas fontes animais de ferro. As principais fontes vegetais de ferro são folhas verde-escuras, como couve e cheiro-verde, grãos integrais e açaí.
O ferro também possui função de proteção, pois participa da composição da enzima catalase, que transforma o peróxido de hidrogênio (H2O2) em água (H2O) e oxigênio (O2). Porém, ele catalisa reações de produção de radicais livres, podendo assim ser prejudicial ao organismo. As reações de Fenton e de Haber-Weiss mostram o papel do ferro no metabolismo dos radicais livres.
Reação de Fenton: Fe+2 + O2 ———> Fe+3 + O2-
Fe+2 + H2O2 ——> Fe+3 + OH- + OH’
Reação de Haber-Weiss: O2- + H2O2 ———> O2 + OH- + OH’

A reação de Haber-Weiss é catalisada principalmente pelo ferro, enquanto na reação de Fenton o ferro participa como reagente.
Existem duas doenças relacionadas ao excesso ou deficiência de ferro no organismo: hemocromatose e anemia ferropriva, respectivamente.
Hemocromatose, ou hematocromatose, é uma doença em que ocorre acúmulo de ferro nos tecidos, principalmente no fígado, no pâncreas, no coração e na hipófise. Ela pode ser adquirida geneticamente (Hemocromatose Hereditária) ou outras causas, como hemoglobinopatias ou administração excessiva de ferro (Hemocromatose Secundária). Além do excesso de ferro no organismo aumentar a produção de radicais livres, ele causa danos aos tecidos, podendo provocar cirrose hepática, diabetes, escurecimento da pele, artrites, entre outros. O tratamento dessa doença é a sangria, que é a retirada de sangue. Com a perda de hemácias, o ferro em excesso é utilizado para a produção de hemoglobina, diminuindo a concentração de ferro livre no plasma e nos tecidos.

Na anemia ferropriva, a deficiência de ferro causa baixa produção de hemoglobina, o que prejudica o transporte de oxigênio para os tecidos.

Um comentário: