sábado, 21 de novembro de 2009

Antioxidantes


Os antioxidantes são moléculas que tentam inibir os danos causados pelos radicais livres. Analisando-se o significado de antioxidantes, percebemos que são moléculas que evitam a oxidação de outras moléculas, pois se ligam aos radicais livres. A defesa antioxidante não inativa os radicais livres produzidos, apenas ameniza o seu efeito, pois é responsável também por algumas funções biológicas, tais como combate a inflamações, coagulação e cicatrização.

Sabe-se que pessoas que consomem frutas e verduras, os quais são ótimas fontes de antioxidantes, têm risco mais baixo de ter doenças cardíacas, algumas doenças neurológicas e também previnem contra certos tipos de câncer.

No entanto, pesquisas que investigam os benefícios dessas moléculas, observaram que o consumo de suplementos antioxidantes não tem nenhum efeito claro sobre a prevenção desses tipos de doenças.

O fato sugere que outras substâncias presentes em frutas e vegetais, ou mesmo uma mistura complexa de substâncias, é que estão relacionadas à prevenção de certos tipos de doenças.