Os antioxidantes são moléculas que tentam inibir os danos causados pelos radicais livres. Analisando-se o significado de antioxidantes, percebemos que são moléculas que evitam a oxidação de outras moléculas, pois se ligam aos radicais livres. A defesa antioxidante não inativa os radicais livres produzidos, apenas ameniza o seu efeito, pois é responsável também por algumas funções biológicas, tais como combate a inflamações, coagulação e cicatrização.
Sabe-se que pessoas que consomem frutas e verduras, os quais são ótimas fontes de antioxidantes, têm risco mais baixo de ter doenças cardíacas, algumas doenças neurológicas e também previnem contra certos tipos de câncer.
No entanto, pesquisas que investigam os benefícios dessas moléculas, observaram que o consumo de suplementos antioxidantes não tem nenhum efeito claro sobre a prevenção desses tipos de doenças.
O fato sugere que outras substâncias presentes em frutas e vegetais, ou mesmo uma mistura complexa de substâncias, é que estão relacionadas à prevenção de certos tipos de doenças.