sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Projeto dos Painéis

Aqui está o Projeto com que ganhamos o direito de apresentar sobre Radicais Livres, Antioxidantes e Ferro.


"

            Radicais livres e antioxidantes são, hoje, um dos temas de saúde mais discutidos pela população em geral. Novas pesquisas e teorias levaram a anteriormente restrita ao meio acadêmico discussão sobre seus efeitos e benefícios ao dia-a-dia daqueles preocupados em envelhecer com saúde. Por ser um tema tão presente em nossa realidade e com tantos ramos de expansão, nosso grupo o escolheu para fazer os painéis e o blog.
            O trabalho seria dividido em 4 frentes principais, cada uma correspondendo a um ou dois painéis. As frentes são grupos de assuntos com enfoque comum, para guiar a discussão.
            A primeira frente compreende as informações básicas sobre os “radicais livres”, passando por uma definição formal e hipóteses aceitas sobre suas origens. O objetivo desta parte é fornecer uma visão geral sobre o tema.
            Em seguida, muda-se o enfoque para os efeitos de radicais livres no organismo. Isso abrange alterações na estrutura de células e as conseqüências gerais destas modificações. Dentro desta parte está a “Teoria do envelhecimento por radicais livres”, proposta pela primeira vez por D. Harman em 1956. Ainda há a discussão dos radicais livres como causadores do câncer.
            A terceira parte envolve dois painéis e relaciona os radicais livres com as mais diversas doenças. Há  indícios de que doenças como a aterosclerose, Parkinson, Esquizofrenia, Alzheimer, Surdez senil e muitas outras relacionadas ao envelhecimento sejam causadas por oxidações em substâncias do corpo. Esses assuntos serão explorados, assim como  as associações dos radicais livres com os sintomas da hematocromatose (acúmulo de ferro), que incluem distúrbios de movimento, psicose, anormalidades na pigmentação da pele e diabete mellitus.
            A parte final corresponde ao controle dos radicais livres no organismo. Esse campo se divide em dois: fatores endógenos e fatores exógenos. Os fatores endógenos se constituem em mecanismos internos do corpo para conter radicais livres indesejados, por exemplo por ação enzimática. Os fatores exógenos são aqueles externos ao corpo, que propiciam ou inibem a atividade dos radicais. Aí entra a alimentação, incluindo antioxidantes em alimentos como os flavonóides e a vitamina C. Entram também hábitos que propiciam a formação de radicais livres, como a exposição à radiação e o cigarro.
            A apresentação terá por base os painéis, além de diversas outras fontes de pesquisa, como artigos científicos disponíveis na internet e livros. O blog conterá toda a informação da apresentação, acrescido de mais artigos e matérias atuais relacionadas ao tema, contextualizados e adaptados pelos integrantes do grupo.
            O que se pretende demonstrar com as apresentações é que a informações sobre radicais livres e antioxidantes são essenciais àqueles que desejam saúde duradoura. O grupo espera mostrar que a bioquímica tem impacto direto na vida diária das pessoas comuns, refletindo-se na qualidade de vida individual através de hábitos saudáveis.
"