sexta-feira, 4 de dezembro de 2009



Como prometido, agora eu vou falar um pouco sobre o já tão comentado por mim, processo de lipoperoxidação de membranas além de algumas de suas possíveis consequências. So, let’s work!
Apesar de todos componentes celulares serem passiveis de sofrer ação dos radicais livres, as membranas são as mais afetadas devido ao processo de lipoperoxidação que acarreta alterações estruturais e na permeabilidade dessas membranas.Conseqüentemente, há perda da seletividade na troca iônica e liberação do conteúdo de organelas, como as enzimas hidrolíticas dos lisossomos, e formação de produtos citotóxicos (como o malonaldeído), culminando com a morte celular.Esse processo também pode estar associado ao câncer,envelhecimento e aumento da toxidade de xenobióticos.O processo de lipoperoxidação no entanto é muito importante pois seus produtos são importantes na resposta inflamatória do organismo.Todavia o excesso de tais produtos pode ser lesivo.É interessante citar que a maioria das patologias desenvolvidas pela presença de radicais livres estão intimamente relacionadas com esse processo de lipoperoxidação.Vale também lembrar que os radicais livres mais associados com a lipoperoxidação são chamados espécies reativas do metabolismo do oxigênio(ermo).A reação de oxidação ocorre com o sequestro de H do acido graxo poliinsaturado da membrana que forma o chamado radical lipídico,que reage com o O2 formando radical peroxila que por sua vez sequestra mais H de ácidos graxos poliinsaturados da membrana, gerando uma reação em cadeia.
Essa reação é catalisada pelo ferro e pelo próprio radical hidroxiperoxila lipídico.O radical OH é frequentemente reconhecido como o principal iniciador da lipoperoxidação, mas alguns estudos apontam que o ferro também é muito importante.A degradação da membrana permite a entrada dessas espécies(as ermo’s) nas estruturas intracelulares. A fosfolipase, ativada pelas espécies tóxicas desintegra os fosfolipídios, liberando os ácidos graxos não saturados (Halliwell & Gutteridge, 1989), resultando nas seguintes ações deletérias:
=>Ruptura das membranas celulares;
=> Mutações do DNA;
=> Oxidação dos lipídeos insaturados;
=>Formação de resíduos químicos;
=>Comprometimento dos componentes da matriz extracelular (proteoglicanos, colágeno e elastina).
Os peróxidos lipídicos possuem poder de ação maior do que as outras espécies tóxicas primárias de O2, atingindo facilmente alvos mais distantes. Acredita-se também que a lipoperoxidação exerça um papel importante na proliferação celular.
Ufa! Então é isso, não ficou assim super simplificado por que é um processo complexo mesmo e muitíssimo importante, então não podia ser diferente. Grande abraço, até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário