segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tipos de Antioxidantes

Existem dois tipos de antioxidantes:

1) Não-enzimáticos:

  • Vitamina E - Inibe a peroxidação lipídica e formação de radicais livres. Foi constatado que dieta rica em vitamina E pode proteger contra o mal de Parkinson.

Principais fontes: Grãos, ovos, óleos vegetais e folhas verdes.

  • Beta- caroteno (precursor da vitamina A) - As altas doses de suplementos dessa vitamina têm sido associadas ao aumento da incidência de câncer pulmonar entre os fumantes.

Principais fontes: Óleo de fígado de peixe , fígado de outros animais , frutas verdes e amarelas, hortaliças.

  • Vitamina C - Sua principal função é a de hidroxilação de colágeno. Está relacionado com a síntese de moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. É extremamente instável, portanto a ingestão de alimentos que contenham essa vitamina deve ser rápida. Na presença de alguns metais de transição, como por exemplo o ferro, pode atuar como molécula pró-oxidante, ou seja, pode gerar radicais livres.

Principais fontes: Abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, rúcula e espinafre.

  • Flavonóides - Grupo de fitonutrientes, que são polifenóis de baixa massa molecular. Podem apresentar atividade pró-oxidativa em determinadas condições. Atua tanto em meio hidrofílico quanto hidrofóbico.

Pesquisa: Knekt et al. (1997) encontraram uma relação inversa entre o consumo de flavonóides na dieta e o desenvolvimento de tumores em indivíduos na faixa etária de 50 anos e não-fumantes. Os autores observaram que entre as muitas fontes de flavonóides da dieta, o consumo de maçãs apresentou os melhores resultados na prevenção do desenvolvimento de tumores no pulmão.

Rev. Nutr. vol.12 no.2 Campinas May/Aug. 1999

2) Enzimáticos:

  • Superóxido dismutase – Catalisa a reação do oxigênio parcialmente oxidado + H+, tendo como produto O2 e H2O2.
  • Catalase – Catalisa a reação que converte H2O2 em O2 e H2O.
  • Glutationa peroxidase - Apresenta Selênio na sua composição. Os peróxidos são reduzidos pela glutationa a partir da ação da glutationa peroxidase, formando água ou alcoóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário